Escola Estadual de
Ensino Fundamental Adolfo Mânica
Linha Araçá-
Boqueirão do Leão
Projeto: Caravana
da Leitura
1. JUSTIFICATIVA:
Sabe-se que a leitura é fundamental para o desenvolvimento do ser humano
e o hábito da leitura deve ser adquirido desde cedo. Percebe-se aspectos como
computadores, videogames, TV, internet, o acesso restrito a leitura em família,
e a falta de incentivo, tem ocasionado pouco interesse pela leitura e como
consequência, dificuldades de aprendizagem na escola. É na escola que a criança
pode ter maior acesso a diferentes tipos de textos, desenvolvendo assim,
habilidades na oralidade, melhor vocabulário, melhor leitura, produção escrita
e interpretação.
Sabendo da importância do papel da
escola no processo do hábito da leitura nas crianças, queremos propiciar aos
alunos momentos que possam despertar neles o gosto pela leitura, o amor
ao livro, a importância do hábito de ler através do projeto “ Caravana da
leitura”, que será desenvolvido através da leitura de diferentes tipos de
textos, em casa e na escola.
2.
OBJETIVOS:
- Despertar o prazer da leitura e
aguçar o potencial cognitivo e criativo do aluno;
- Provocar a curiosidade e
consequentemente o gosto e hábito da leitura;
- Desenvolver a linguagem oral e
escrita
- Desenvolver o senso crítico e a
criatividade;
- Possibilitar o acesso aos
diversos tipos de leitura na escola e em casa;
- Expressar-se por meio de
desenhos, pinturas e colagem;
- Possibilitar produções orais e
escritas;
- Possibilitar momentos de
leitura em família.
- Estimular o desejo por novas
leituras
- Descrever cenas e personagens
3.
METODOLOGIA:
Trata-se de um Projeto de prática da leitura, que apresenta-se em duas etapas. A primeira é estipular um dia e horário específico para a leitura na
escola, ocorrendo semanalmente. Os alunos serão incentivados a trazerem
material do seu interesse para a leitura
nesse dia. A escola toda, incluindo alunos, professores e funcionários fará o
momento da leitura, que será de 45 minutos. Os professores poderão oferecer aos
alunos, gêneros variados de leitura como poesia, histórias em quadrinhos,
receitas, piadas, contos, reportagens... A leitura semanal será intercalada em
dias e horários.
A
segunda etapa é a prática da leitura em casa, juntamente com a família, onde
cada aluno levará para casa, por 3 dias, uma sacola contendo alguns livros de
literatura infanto-juvenil e folhas de ofício, onde terão que registrar com a
ajuda dos familiares, alguma atividade referente as estórias lidas, usando
escrita, desenhos, colagens, usando a criatividade e a imaginação de cada um.
Após os três dias, o aluno retorna com a sacola, apresenta seu trabalho e passa
a sacola para outro aluno.
4. RECURSOS:
Humanos-
professores, alunos e funcionários.
Materiais-
livros, revistas, jornais, folhas de
ofício, canetas,etc.
5. CRONOGRAMA:
O Projeto da
leitura iniciará no segundo bimestre do ano de 2013 e se estenderá durante todo
o ano letivo.
6. PÚBLICO-ALVO:
Todos os alunos do Ensino Fundamental
7. AVALIAÇÃO:
Será durante todo o processo, a
partir das observações das atitudes dos alunos- leitores no seu dia-a-dia.
Obs: Na sexta-feira será o dia da notícia. Cada aluno deverá trazer uma notícia e apresentar para a turma.
Apresentação dos livros
Nenhum comentário:
Postar um comentário